Seguidores

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Como você organiza a sua estante?

"You say it's your birthday
It's my birthday too, yeah
They say it's your birthday
We're gonna have a good time" 
- The Beatles

Olha só! Hoje cedo eu abri o google e tive uma surpresa. Vi um doodle de bolo e cliquei para ver o que era. Olha o que apareceu:
(Eu sei que você me ama, google, mas eu não comemoro essas coisas...)
Sabia que hoje também é aniversário da Clarice Falcão, Pelé e Marge Simpson? E que é dia da Aviação no Brasil? E que faltam 29 dias para acabar o ano? Não vejo a hora de chegar 2015...
Mas vamos à postagem literária de hoje porque esse não é o 42mochileiro.
No começo do mês comecei uma enquete aqui no blog sobre como você organiza sua estante de livros. 
Bem, como eu comecei agora a investir mesmo em livros, agora que enchi uma prateleira. 
Até tenho mais, mas são compartilhados com meus pais, em outra estante.
Meus mesmo só os na foto no fim da postagem.

Agora vou alistar os métodos sugeridos, com os resultados da enquete,
e dizer o que penso de cada:

Método: Título
Votos: 6%
Vantagens: é prático, e relativamente fácil de achar o livro procurado
Desvantagens: Separa séries, a menos que você use o nome da série como nome inicial

Método: Autor (2º colocado, em todos os sentidos)
Votos: 26%
Vantagens: as obras de cada autor ficam juntas
Desvantagens: nem todos os autores têm nomes fáceis de lembrar, e se a lombada for pequena, é difícil localizar o livro; também, há séries com vários autores, como o Infinity Ring, e talvez você não tenha muitos livros do mesmo autor.

Método: Altura
Votos: 13%
Vantagens: Fica interessante o visual
Desvantagens: separa livros mais semelhantes

Método: Editora
Votos: 13%
Vantagens: é um bom método, une coleções e tal
Desvantagens: não sei. Você sabe?

Método: Lido/Lendo/Vou Ler (campeão)
Votos: 33%
Vantagens: fica fácil saber quais livros você ainda precisa ler.
Desvantagens: a separação de séries e tal, mas é só você ler logo

Método: Gênero
Votos: 0%
Vantagens: fácil localização, além de outros verem qual gênero você gosta mais
Desvantagens: há livros com mais de um gênero, como fantasia, aventura, juvenil...

Método: Cor
Votos: ???
Vantagens: um verdadeiro arco-íris literário no seu quarto
Desvantagens: sério, quem é que organiza por cores?

Método: Páginas
Votos: ???
Vantagens: não faço a mínima ideia
Desvantagens: T.T'

Como tenho poucos livros, eu organizo minha estante da seguinte forma:
Os maiores ficam na esquerda. São livros de estudos, como histologia animal, um livro sobre muitas coisas por dentro, um sobre borboletas e mariposas etc. Em seguida, um sobre os Astecas, dinossauros e as obras de Júlio Verne. Esses finos após a agenda com espiral são os meus 6 mangás. Esse amarelo já é um sobre Psicologia, ao lado de um sobre passatempos matemáticos, seguido da coleção Gênios da Ciência. Aí chegam os 4 da editora Seguinte que tenho atualmente (Infinity Ring 1 e 2, A Seleção e Lemony Snicket 1, esperando chegar o 2). Veja que os organizei com os 3 volumes 1 unidos, logo antes do volume 1 da série Guia do Mochileiro. Depois o 2 e 3, e outros de ficção/fantasia, livros infanto-juvenis e engraçados, como os finos livros brasileiros da série "Tramas e Transas" e "Tirando de Letra". Veja que tenho livros da autora Telma Guimarães nessas duas série, então os delas estão juntos, unido as séries e iniciando a parte de diários, primeiro nacionais, e finalmente, estrangeiros.
Ou seja, na minha estante, organizo uma parte por altura, outras por gênero, outras por editora, por série/coleção, por gênero e até por autor.

E você, qual método usa e porquê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Angel Lyla