Seguidores

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Resenha: O Guarani

CECI: - Vamos morrer, Peri!
PERI: - Não... Peri não deixará que sua senhora morra.


Honra, bravura e romance.
É disso que se trata essa obra de arte da literatura brasileira. Que livro maravilhoso. Quando o comprei por ser um clássico, não imaginava que era para tanto. Li em quase duas horas.
Sinopse
José de Alencar, um dos grandes patriarcas da literatura brasileira, pelo volume e mensagem de sua obra, deu à ficção produzida no século XIX, um tratamento monumental. Escritor romântico, enfocou os mais importantes aspectos da nossa realidade: o índio e o branco; a cidade e o campo; o sertão e o litoral. A presente obra, que lhe granjeou popularidade ao ser lançado em folhetim, era lido avidamente, até nas ruas, à luz dos lampiões. O romance conta a história de amor entre o índio Peri e a moça branca Ceci, tendo como cenário o Brasil do século XVII.


Escrita em 1857, a história se passa na primeira década do século XVII. Logo no primeiro capítulo, somos apresentados ao vilão da história de um forma que não lhe permite mais parar de ler até chegar na última página. O segundo capítulo nos apresenta o cenário, e os "mocinhos" da história. Só no terceiro capítulo somos apresentados ao herói, o jovem índio guarani Peri. Na sua tribo, ele é um príncipe. Por vontade própria, ele se torna defensor de Cecília e de sua família. O pai dela é um homem rico, idoso e com muitos servos leais. Mas a ganância do homem, junto com sua imprudência, põe em risco a paz e segurança da família. Mas nada pode deter o amor verdadeiro e puro, nem a lealdade de amigos sinceros.


Esse livro cheio de ação e de ilustrações fascinantes, cria uma expectativa constante de como se dará a cena seguinte e de como tudo se resolverá. Apesar da dor, do medo, dos perigos e traições, o leitor sempre torce por um final feliz. O vilão é impressionante, o herói é inacreditável, e os outros personagens, embora muitos, não ficam para trás. Uma história envolvente que vale muito a pena conhecer. Fiquei maravilhado com ela e classifico o livro como um dos meus favoritos. 5*


José de Alencar nasceu em 1829, em Fortaleza, no Ceará (a mesma terra de Rachel de Queiroz). Se formou em direito, foi jornalista e deputado, mas se desapontou com a política. Entre suas muitas obras, também estão Iracema (pretendo ler) e Cinco Minutos (já li).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Angel Lyla