Seguidores

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Resenha: A Elite

Talvez devesse ter ficado mais preocupada com o desafio que teria de enfrentar,
mas só conseguia pensar em como eu acabaria por superar tudo.
- America (página 346)

Me faltam palavras para falar sobre esse livro/história/obra de arte da literatura do século 21. É uma coisa maravilhosa, fascinante, encantadora. Como diria o Bruno, "brota uma lágrima" ver as páginas faltantes diminuindo. Então vamos a isso!

Sinopse:
A Seleção começou com 35 garotas. Agora restam apenas seis, e a competição para ganhar o coração do príncipe Maxon está acirrada como nunca. Só uma se casará com o príncipe Maxon e será coroada princesa de Illéa. Quanto mais America se aproxima da coroa, mais se sente confusa. Os momentos que passa com Maxon parecem um conto de fadas. Quando ela está com Maxon, é arrebatada por esse novo romance de tirar o fôlego, e não consegue se imaginar com mais ninguém. Mas sempre que vê seu ex-namorado Aspen no palácio, trabalhando como guarda e se esforçando para protegê-la, ela sente que é nele que está o seu conforto, dominada pelas memórias da vida que eles planejavam ter juntos.
America precisa de mais tempo. Mas, enquanto ela está às voltas com o seu futuro, perdida em sua indecisão, o resto da Elite sabe exatamente o que quer — e ela está prestes a perder sua chance de escolher. E justo quando America tem certeza de que fez sua escolha, uma perda devastadora faz com que suas dúvidas retornem. E enquanto ela está se esforçando para decidir seu futuro, rebeldes violentos, determinados a derrubar a monarquia, estão se fortalecendo — e seus planos podem destruir as chances de qualquer final feliz.

Nesse livro, com apenas 6 participantes da Seleção, podemos ver melhor a interação entre as garotas. A disputa está mais acirrada do que nunca, e cada uma tem sua vantagem. America (claramente uma INFP) só aumenta suas dúvidas a cada capítulo, o que incomodou muitos leitores mais "decididos" e que não suportavam sua decisão. Eu me incomodava um pouco, mas me colocava no lugar dela e acabava do mesmo jeito. O príncipe ou o guarda? Se um estivesse no lugar do outro, ele a trataria como a trata?


Eu era uma Cinco ou uma Três? Ao final de tudo isso, seria uma Dois ou uma Um? Viveria o resto dos meus dias como esposa de um soldado ou de um rei? Passaria para o segundo plano, onde sempre me sentira confortável, ou forçaria meu caminho até os holofotes, que sempre temera? Eu seria feliz nas duas situações? Conseguiria não odiar a pessoa que Maxon escolhesse se eu ficasse com Aspen? Conseguiria não odiar a pessoa que Aspen escolhesse se eu ficasse com Maxon? - página 238

Muitas revelações sobre o príncipe e sua família, sobre a história de Iléia, sobre o palácio e sobre tantas outras coisas. Sacrifícios, consequências... Por que era tão difícil se decidir entre Maxon e Aspen? Valeria a pena adquirir o poder e responsabilidade que a coroa trazia? O que as pessoas que a apoiavam viam nela? O que sua atitude a sobressaía sobre as outras meninas? O que America quer de verdade? O quanto ela acredita nisso? Mas nem tudo são dilemas. Há muitas partes de curtição, de diversão e de relaxamento. Podemos ver a interação de America com todo tipo de personagem: com o rei, com a rainha, com os soldados, com as selecionadas, com suas criadas, com sua tutora - e até com os rebeldes! Mas ela precisa saber o que é real e o que é fingimento. Continuamos a ver como America age por impulso e pelo que ela luta. Ela é bem profunda, embora a tenha achado algumas atitudes dela egoístas. Ninguém é perfeito. Talvez ela só estivesse distraída e confusa demais.


Talvez eu ainda perdesse no final; talvez, eu sequer quisesse ganhar. Mais estaria mais perto da função de princesa do que nunca, e faria as pazes com a Seleção. - página 263

Aprendi que, num momento temos tudo, no outro perdemos tudo. Até que ponto uma mentira contada mil vezes se torna uma verdade? Gostaria de falar escrever muito mais, mas não quero correr o risco de spoiler. Mas eu realmente amei ler esse livro. Eu lia muitos capítulos de uma vez só. Não tinha como parar e deixá-lo para lá como se nada tivesse acontecido. Eu tinha que saber o que aconteceria em seguida. A Kiera não me decepcionou. Ela continua incrível. O final foi surpreendente. Não vejo a hora de ler O Guarda, já que o Aspen disse cada coisa, e, claro, A Escolhida (apesar que o título original - A Um - também não me incomodaria).


Aquilo era mais que um livro; era a confiança de Maxon. - página 32

E você, já leu A Elite? O que achou?

8 comentários:

  1. Ola! eu encontrei um cartão do livro "Ariel no mar das maravilhas" em um dos livros das lojas americanas, nele estava escrito o endereço desse blog e resolvi visitar, achei muito interressante e gostaria de saber se vc mora aqui no Maracanaú mesmo cara. Vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha! Foi mesmo? Legal... foi meu primeiro passo para dominar o mundo! Mwahahaha!

      Moro sim, Nelson, no bairro Jereissati I. Você tem Skoob? Me adiciona lá, então. Seja bem vindo ao blog!

      Excluir
  2. Oi Abel!
    Eu gostei muito do livro, mas não suporto a America! Só quero que ela fique com o Maxon pq gosto dele e quero que ele termine feliz, pq, se fosse só por causa dela, queria que essa insuportável ficasse sozinha! hehe
    Beeejo!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Michelly, eu havia visto essa sua opinião na sua resenha (você percebeu isso na minha?). Claro que ela ia preferir quem estivesse com ela no momento. Só pedindo tempo... Capaz dela ficar só, mesmo! Hehe. Não sei o que especificamente me faz não gostar do Aspen.
      Obrigado pela visita!

      Excluir
  3. Quando se trata de seus livros favoritos, acabam por se tornar minhas resenhas favoritas. Sempre caprichado nessa série da Keira Cass desde A Seleção. Eu não to acreditando que eu fui persuadida a começar imediatamente ler essa série. rs É, parece que fui mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho é pouco! ;P Pelo menos você terá de esperar menos tempo pela continuação do que nós que já começamos a algum tempo. Depois me conta o que tá achando.

      Excluir
  4. Abel, amei a resenha!
    Por enquanto só li "A seleção" e gostei muito! Não conseguia parar de ler, tanto que li em apenas um dia! rsrsrs
    Sua resenha me animou para ler "a elite" :)
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. =O
      Em um dia? Impressionante. (li os 5 do Guia do Mochileiro em 6 dias...)
      Mas vale a pena ler A Elite, só não me pergunte qual o meu favorito.
      É difícil não gostar da série, não sei do que são feitas as folhas, mas deve ser de uma árvore e tanto!...
      Agora, é só esperar lançarem os dois livros restantes!

      Excluir

Angel Lyla